terça-feira, 17 de novembro de 2009

II PASSEIO MICOLÓGICO EM RENDO



Realizou-se no passado dia 8 de Novembro o segundo Passeio Micológico organizado pela Associação Cultural e Desportiva de Rendo, que contou com a presença de cerca de 90 participantes num dia dedicado…aos cogumelos.

Vindos do concelho, de Castelo Branco, Guarda, Lisboa, Torres Novas e de Rendo os 90 participantes foram recebidos pelos os elementos da organização. Dadas as boas vindas, foi-lhes feita uma breve introdução à actividade.
Seguidamente deram início ao passeio. O local escolhido para a observação e recolha de cogumelos foi o sítio de Remudo (Rendo), onde os participantes puderam assistir às explicações do Eng.º Gravito, especialista em cogumelos. Estas consistiram nos cuidados a ter na colheita de cogumelos, as características macroscópicas e organolépticas que proporcionam a identificação na prática de várias espécies.
Depois de recolhidos os cogumelos, os participantes regressaram à base onde os esperava um farto almoço, uma boa feijoada de javali, fruta e a típica tarte de Cantarelos, elaborada pelo Sr. Pinto (Caria), o Chef de serviço eresponsável pela confecção tanto da feijoada como dos mais variadíssimos pratos, onde os cogumelos foram os ingredientes principais.
Depois do deleite, os participantes, a Associação Cultural e Desportiva de Rendo (ACDR) e o Eng.º Gravito procederam à disposição das várias espécies de cogumelos colhidos, cerca de 70 espécies, na Casa do Povo de Rendo. Sendo que a maior parte dos cogumelos eram comestíveis, figurando mais de uma dezena de espécies com alto valor comercial e gastronómico. E ainda houve tempo para umas dicas gastronómicas onde foram focados os aspectos que têm que ver com a confecção, nomeadamente: o retirar da película envolvente de algumas espécies; a necessidade de uma fervura antecipada antes da confecção para retirar o sabor a acre ou para destruição de toxinas; o não aproveitamento de algumas partes dos cogumelos pela sua textura muito fibrosa; a possibilidade de aproveitamento de alguns cogumelos (no fresco) ou a sua melhor utilização na confecção de acordo com as suas características organolépticas.
Depois de se falar em tanta comida, o estômago já dava as horas…como tal, depois destas sugestões, o jantar só poderia conter na ementa…COGUMELOS.
Como entradas foram confeccionados vários tipos de cogumelos comestíveis. Depois foi confeccionado um arroz de cogumelos com pelo menos cinco variedades. Antes do jantar, houve tempo ainda para uma palestra, onde o Eng. Gravito explicou várias coisas acerca dos cogumelos.
Após o jantar, ainda houve tempo para ouvir os convidados musicais, dois acordeonistas e um tocador de realejo, que trouxeram a animação e fecharam em beleza o 2.º Passeio Micológico.
No geral, a ACDRRENDO e, pelos comentários de algumas pessoas, está de Parabéns pelo evento organizado e muitos dos participantes pediram a repetição do passeio para o próximo ano.
Para finalizar, a ACDRRENDO agradece o apoio da Junta de Freguesia de Rendo, da Câmara Municipal do Sabugal e da DRAP Centro, bem como a colaboração do Eng. Gravito e, claro, do incansável Luís Marcos, pois sem este não era possível a realização deste evento. Também aqui a ACDRRENDO agradece ao Sr. António Pereira e Sr.Joaquim Pires (acordeonistas) e o Sr. Quim da Ti Estrela (realejo), pela animação que proporcionaram.

in www.cincoquinas.com

São Martinho em Rendo 2009







Rendo – Acordeão, castanhas e jeropiga num magusto muito animado

A Comissão de Festas em Honra de S. Miguel, em Rendo, realizou no sábado, dia 14 de Novembro um magusto na Adega de S. Miguel, aberto a toda a população. Castanha, jeropiga, vinho, acordeão e realejo…e a festa estava feita.

A Adega Típica de S. Miguel foi palco onde se realizou o magusto desta freguesia. Pouco passava das 21h30 quando os convivas, cerca de 40, se começaram a juntar nestas instalações para comerem umas castanhas assadas, provarem o vinho novo e beberem uma jeropiga.
Na rua foram colocados assadouros para assar as castanhas, e para os mais friorentos aquecerem as mãos, mas como o tempo não ajudou em nada, pois teve uma típica noite de Inverno a festa fez-se dentro de quatro paredes.
Ao som de um acordeão, de um realejo e de flauta de pan os habitantes comeram e dançaram pela noite dentro.
in www.cincoquinas.com

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Constituição da Junta de Freguesia de Rendo 2009-2013

Junta de Freguesia
Presidente: José Miguel Portas Martins Robalo
Secretário: Joaquim Afonso Pires
Tesoureiro: João Augusto Salgueira Ferrão

Assembleia de Freguesia
Presidente: Sónia Leitão Gonçalves
1.º Secretário: Joaquim Fernandes Janela
2.º Secretário: José Álvaro Martins Esteves
Vogal: João António Guerra Patrício
Vogal: Rafael Filipe Martinho Pereira da Costa
Vogal: Sandra Maria Cabral Lopes
Vogal: Luís Filipe Fernandes Marcos